domingo, 28 de junho de 2009

Que o maior ídolo do pop mundial faleceu, todo o "mundo" sabe. Porém...

...enquanto a mídia desvia as atenções da sociedade com a morte do astro do pop Michael Jackson, o número de casos da nova gripe aumentou consideravelmente. Mais uma vez conseguem empurrar guela abaixo repetidas cenas e reportagens do astro, aliviando o impacto da pandemia. Mas peraí! Até onde um artista pode ser considerado mais importante do que uma pandemia? Ou a pandemia não é tão grave assim?

ENQUANTO ISSO, NA IMPRENSA BRASILEIRA...

...fala-se apenas no astro do pop falecido na útlima quinta-feira, os casos de infectados pela nova gripe subiu praticamente em 50%. De quinta (25) para sexta-feira (26), mais 70 casos foram confirmados no Brasil. Segundo divulgado na folha online, ontem (27 de junho), o ministro da saúde José Gomes Temporão afirmou que este aumento no número de infectados já era esperado pelo governo que inclusive estava preparado para a situação e que o vírus não circula pelo país, já que os infectados se contaminaram ou no exterior (maioria) ou no contato com alguém que veio do exterior. Mas peraí! Como não circula no país? Será um mero comentário inocente, sem pensar nas diversas maneiras de compreendê-lo ou será que é uma maneira premeditada de tentar ludibriar a opinião pública para evitar o caos? E as instituições públicas e privadas que estão em quarentena? E os 627 casos confirmados na data de hoje? E a morte causada pela influenza A em Passo Fundo (RS)? E ainda vem dizer que não circula pelo país? Pode ser que não seja do Brasil, mas que ele está aqui, está!

QUAL É O PAPEL DA MÍDIA NISSO TUDO?

A superexploração de assuntos atuais pela imprensa, inclusive nacional, faz com que a população se sinta fragilizada, até o momento em que um novo fato surge e boom! Muda-se o foco de especulação. Seja pela briga por audiência ou pelo furo de reportagem os detentores dos meios de comunicação e supostos formadores de opinião acabam por prejudicar seus espectadores, indiretamente. Sim, indiretamente, como neste caso em que a população se preocupava e se prevenia (cada um à sua maneira) desta tal nova gripe. Mas o que se vê hoje é apenas a preocupação com a vida, obra e morte do polêmico Michael Jackson. Não queremos denegrir sua imagem, afinal quem mais poderia sentir por esta perda do que todos aqueles que tiveram a sua infância e adolescência nos embalos de seus ritmos? Porém a realidade é outra e temos de nos preocupar com o que está aí, uma nova pandemia diante de nossos olhos (ou debaixo de nosso nariz). Aceitar o que a mídia nos impõe todos os dias? Escolha de cada um.

Até a próxima postagem!

Um comentário:

  1. Amigas, fico muito feliz que estejam em um projeto novo, ainda mais falando de verdades nao ditas!!! Adorei espero que esse novo blog faca a diferença em meio a tantos que por ai so falam de besteiras!!!! Parabens é disso que o Brasil precisa!!! Amovc e torço pelo sucesso desse blog!!! Bjussssss.......

    ResponderExcluir