quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

O real sentido do Natal!

Durante vários anos, com a proximidade desta data, pus-me a pensar qual seria o real sentido do Natal. Quando crianças, e sobretudo criados sob preceitos católicos, aprendemos que o Natal simboliza o nascimento de Jesus Cristo em todo aquele cenário humilde, com manjedoura, os três reis magos e seus presentes, etc. Mas o quê o Papai Noel tem a ver com isso? Pode-se encontrar inúmeras histórias na web que justificam sua existência, como por exemplo a que atribui a origem do bom velhinho de barba branca ao bispo turco Nicolau (280d.c. e que anos mais tarde foi santificado – São Nicolau) que distribuía sorrateiramente saquinhos com moedas próximo às chaminés das casas de famílias pobres. Anos depois a Coca-Cola ajudou a afirmar a identidade do Papai Noel na cor de suas roupas. (Disponível em: . Acesso em: 21 dez.2009).

Atualmente podemos notar que não apenas o Natal, mas todas as outras datas comemorativas (Páscoa, Dia das Mães, dos Namorados, dos Pais e das Crianças) nos joga, ano após ano, nas garras afiadas do consumismo. “Liquidação”, “Queima estoque”, Promoção disso e daquilo, entre tantos outros bordões. Onde estão os verdadeiros sentimentos de felicidade e confraternização? Para onde foram as alegrias de festejar em companhia dos que amamos? Será que o sentimento de ajudar e presentear os mais necessitados, que curiosamente surgem em massa nessa época, é verdadeiro? UTOPIA! Natal vem de nascimento, certo? Uma vida nova, oportunidades, realizações e surpresas novas? Creio que muitos nascidos antes de 20/30 anos atrás aprenderam que o mais importante que ganhar presentes é a oportunidade de amar, perdoar e renovar o sentimento bom com todos que nos cercam. É... tempos bons aqueles em que a diversão era construir nossos brinquedos e inventar brincadeiras. Hoje o que vemos são crianças na expectativa do que ganharão de cada membro da família, até dos agregados e desconhecidos. As pessoas se abraçam, desejam feliz natal e comemoram algo que nem se lembrarão na manhã seguinte.

Mais uma vez a mídia construindo o caráter de futuros adultos que acreditarão que um Natal sem presentes não tem graça, não é Natal!! Por quê?!?!?! Olhe ao seu redor. Observe as propagandas de TV e Rádio. Ainda dá tempo. E responda para você mesmo: “O que o Natal significa para você?”

Um comentário:

  1. A sociedade chegou a tal ponto de decadência, que a felicidade, sentimento tão belo que pode até mesmo ser encontrado na presença de quem amamos, ou no simples fato de pensarmos em quem amamos, este sentimento, para muitos hoje em dia só pode ser encontrado no ganho de algum bem material. O sentido de todas as comemorações sempre acaba sendo distorcido, pois todos querem obter algum lucro material com tais festividades.
    As pessoas se questionam quais os motivos levam tantas pessoas hoje em dia a terem depressão ou mesmo a se matarem. Muitos é porque não sabem encontrar a felicidade onde ela realmente deveria estar, no partilhar momentos com as pessoas que amamos. E não nos bens materiais que sempre queremos mais e mais, ao ponto de nos tornarmos escravos do sistema econômico, trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana, para poder ter mais objetos. Sendo que num momento vivenciado com uma pessoa especial, encontramos toda a felicidade de que precisamos.

    ResponderExcluir